A equipe técnica de foguetes atua no desenvolvimento, construção, validação e teste do Chimera, um foguete de sondagem atmosférica a propulsão híbrida para alcançar o apogeu de 3km (10 mil pés).
O Minerva Rockets e Minerva Sats são amparados pela estrutura administrativa da Escola Politécnica (Poli/UFRJ), que abarca os cursos de engenharia da universidade, localizada no Centro de Tecnologia (CT), na Cidade Universitária. Nesse espaço, os alunos contam com o Laboratório de Hidrologia e Recursos Hídricos, que funciona como sede da equipe de satélites; assim como o Laboratório de Estruturas e Materiais (Labest) abriga a equipe de foguetes, numa espécie de galpão cheio de equipamentos, conhecido como “Paraíso da mecânica”, onde toda a estrutura é montada, ambos sob o guarda-chuva da Poli/UFRJ.
As atividades realizadas pelo grupo foram as mais variadas possíveis. Entre elas:
As palestras com professores convidados pelo grupo não eram apenas estritamente técnicas, mas também de caráter geral, abordando assuntos como Administração, Economia, Estatística, Meio Ambiente, Filosofia Matemática, Biologia, entre outros. Todas tinham um caráter atual e dinâmico, refletindo a multidisciplinaridade exigida dos profissionais da época.
As reuniões eram realizadas, no mínimo, uma vez por semana, em um horário adequado à participação de todos os integrantes do grupo.
Nas reuniões, decidiam-se os rumos e realizava-se o planejamento do grupo.
O convite para visita ao grupo era sempre estendido, e os interessados podiam saber mais sobre as atividades realizadas e os planos para o futuro. O PET CIVIL estava localizado no Laboratório de Hidrologia da COPPE (Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco I – térreo entre os blocos C e D).
A Minerva Aeroespacial é uma organização discente de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Premiada internacionalmente, a equipe pesquisa, projeta e fabrica tecnologias aeroespaciais, como foguetes de sondagem, nanossatélites e cargas pagas. Dessa forma, o grupo contribui para a formação acadêmica e profissional de universitários, oferecendo a oportunidade de aplicação prática e aprofundamento do conhecimento adquirido em sala de aula..
A equipe técnica de foguetes atua no desenvolvimento, construção, validação e teste do Chimera, um foguete de sondagem atmosférica a propulsão híbrida para alcançar o apogeu de 3km (10 mil pés).
A equipe técnica de satélites atua no desenvolvimento, integração e testes do CariocaSat, primeiro projeto orbital de nanossatélite universitário do Rio de Janeiro destinado à aplicação real em ambiente espacial.
O grupo participa de vários eventos,e competicões em nível nacional e internacional